15.3.11

como tudo começou


Em março de 2011, recebi uma mensagem da amiga Kátia Shimabukuro, perguntando se eu conhecia algum professor de música. Ela ainda não tinha comentado com ninguém, mas estava com a ideia de formar um coral da família – pais, filhos e agregados. Eu já conhecia a família Shimabukuro de Tani e Isoda havia mais de dez anos e sabia que todos ali já tinham alguma vivência musical, ainda que nunca tivessem estudado formalmente. Uma das experiências mais impressionantes que eu conhecia era a “banda dos irmãos”, formada pelos cinco irmãos, que tem até algumas composições próprias e que chegou a se apresentar em festas de casamento e aniversário.

Quando li a mensagem da Kátia, senti uma “coceira interna”. Estava me preparando para começar o trabalho de conclusão de curso, que seria uma continuidade do estágio desenvolvido em uma escola da prefeitura em 2010, mas me pareceu muito tentadora a possibilidade de trabalhar com aquela família. Seria uma oportunidade para retomar o estudo de regência coral, concluído em 2010, do qual eu tinha gostado muito, mas que não pensava que pudesse retomar tão cedo. Alguns dias depois, não pude mais fingir que não estava acontecendo nada e resolvi assumir essa vontade: redigi uma proposta de que eles fossem minhas cobaias no TCC. Na mesma hora, a Kátia encaminhou meu e-mail para todos e a adesão do grupo foi instantânea. Alguns dias depois, com a definição do orientador, confirmou-se a viabilidade deste trabalho como tcc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário