5.6.11

frio e dificuldades

Hoje, com o tempo frio, tivemos bastante dificuldade justamente no aquecimento vocal. Mesmo acrescentando mais exercícios de respiração (propus fazermos o “s” curto e bastante ritmado, por exemplo) e vocalizes, houve uma demora maior em manter a afinação durante a execução das peças (ainda que, com insistência, conseguimos chegar ao final das músicas sem deixar a afinação cair!)

Hoje lemos o “miolo” do Vira virou. A leitura fluir bem; percebi que ainda preciso trabalhar alguma coisa com os baixos, já que a parte deles nesse trecho do “miolo” é muito parecida com o que eles fazem na introdução e mesmo assim ainda não é fácil para o naipe memorizar os intervalos dos saltos. Os tenores, apesar de terem a linha mais imprevisível, estão se saindo bem.

Além do Vira, juntamos toda a primeira parte do Você vai me seguir (“quase afinado”) e passamos uma vez o Kysha, além dos cânones (Alleluia no início, após o aquecimento, e Shalom ao final). Só o Señores cantores ficou de fora. Mesmo com a dificuldade de afinação já no aquecimento, tentei manter o que tinha planejado para este ensaio, diante do resultado do anterior, de trabalharmos o Você vai me seguir (nossa peça-desafio) logo depois do aquecimento e do Alleluia, para pegarmos o Kysha mais “acordados”. Não sei dizer se isso funcionou ou se o coro amadureceu o Kysha “naturalmente” da semana passada para cá, mas pelo menos houve uma melhora.

Depois do ensaio, conversamos sobre a possibilidade do ingresso de uma nova coralista no naipe de sopranos, a Eleni, uma vizinha da família. Kiyoto ficou responsável por fazer o contato com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário