19.6.11

respirando

Hoje começamos o ensaio quase pontualmente sem a presença da Camila (em semana de provas).

Tivemos avanços importantes em relação à respiração. O tenor Yutaka conseguiu entender onde era preciso apoiar a coluna de ar para cantar (estava tudo muito apoiado na barriga). O episódio ajudou o naipe dos baixos a compreender melhor o a ideia do apoio. A contralto Kátia comentou que começou a pensar em parar de fumar para ter mais fôlego para o canto.

Os vocalizes foram os mesmos da semana anterior, com o seguinte acréscimo: fizemos os vocalizes “i e a o u” e “priu” na versão convencional, subindo de meio em meio tom, e em seguida fora da sequência de afinação. (Esta atividade é proposta na dissertação do professor Paulo Rubens Moraes Costa como ferramenta de verificação de aspectos frequenciais, página 157). O coro respondeu muitíssimo bem!

Separei um terço do ensaio para passarmos o repertório. Começamos com o Alleluia (bem rapidamente) e retomamos o Señores cantores, que já não fazíamos há algumas semanas. Saiu bom na segunda vez, após alguns ajustes no ritmo. O Kysha também saiu melhor na segunda vez; depois da primeira execução em andamento bem lento, propus que o coro acompanhasse a regência e imprimi um andamento mais animado. Ainda temos alguns problemas na retomada da melodia, na repetição. Não tivemos tempo para trabalhar o Você vai me seguir.

O último terço do ensaio foi dedicado ao Vira Virou. Como estratégia para relembrar as vozes uma a uma e ao mesmo tempo fixar as idas e vindas das repetições das três partes da música (introdução, “miolo” e refrão), passei todas essas voltas com cada uma das vozes. Acho que demorou menos do que se tivéssemos selecionado apenas alguns trechos. O resultado geral está satisfatório, exceto por alguns problemas localizados que persistem. Por isso combinamos de trabalhar especialmente com os baixos antes do ensaio da semana que vem. No ensaio de hoje, também tive um cuidado com a inserção da Eleni no grupo. Tínhamos combinado de trabalhar quinze minutos antes de começar com o grupo todo, o que acabou não acontecendo, mas que deve ser feito na semana que vem, ainda que ela esteja se saindo bastante bem desde já.

Encerramos o ensaio de hoje com o Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário