26.6.11

jornada dupla

Hoje começamos mais cedo: fiquei duas horas só com os baixos trabalhando respiração e apoio. Passei o exercício de nota longa com eles e, em seguida, a atacamos afinação do Vira virou. Foi bastante produtivo e, no final, os percebi mais seguros para apoiarem o coro.

No ensaio geral, procurei seguir de maneira bastante rígida a divisão do ensaio em três partes, que se configurou há algum tempo, desde que temos um repertório mais “pronto” (mas ainda precisando de ajustes). Ela é assim:

-30 minutos de aquecimento
-30 minutos com repertório já lido (fazendo ajustes)
-30 minutos para leitura

No aquecimento, comecei a desenvolver mais a questão do apoio a partir da constatação do tenor Yutaka, que “descobriu o apoio” na semana passada. Assim, procurei evidenciar o “momento do apoio” desde os exercícios de respiração (esvazia, apóia, solta o “s”).

Na fase do repertório já lido, deixamos de passar somente o Alleluia.

Na leitura, então, seguimos trabalhando o Vira virou. É estranho, parece que a afinação sempre se perde e termina alta. Os baixos conseguiram estar mais presentes depois do ensaio do naipe, mas música está arrastada, sofrida e sofrível. Hoje nem trabalhamos o Você vai me seguir. Terminamos com Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário