17.4.11

conquistando ritmo de ensaio

O ensaio de hoje foi bem parecido com o da semana anterior. Na verdade, hoje tentei explicar menos durante um exercício e outro (semana passada, como tudo era novo, acabei criando muito intervalo para explicações).

Achei bom propor um exercício de nota parada no trecho do aquecimento, para que os coralistas pudessem explorar, cantando, a percepção de ressonância que foi trabalhada no exercício de boca chiusa.

Eu tinha pensado em introduzir, logo após o aquecimento, a canção Allelluia (Mozart), que pode ser feita em cânone. Mas acabamos continuando o trabalho com os Señores cantores. Mesmo sem o domínio da leitura musical, a partitura acaba servindo como suporte para o trabalho neste momento. O ritmo ainda está um pouco desencontrado na execução a duas vozes e tivemos que corrigir uma das células rítmicas da segunda voz que passei para eles invertida na primeira leitura.

Encerramos o ensaio cantando o Shalom e acho que, aos poucos, estou conseguindo melhorar a regência desse cânone. A sonoridade do coro também está melhorando e, com o domínio desta peça pelos coralistas, conseguimos imprimir um andamento menos lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário