10.4.11

ensaio completo

Hoje tivemos o primeiro ensaio completo (com aquecimento e repertório, ainda na fase de “leitura”).

No aquecimento, introduzi algumas noções de respiração do canto, falando sobre a importância da percepção do próprio corpo, da constância da coluna de ar como correspondente à constância do som produzido, do necessário controle da tensão do diafragma (precisa haver apoio, mas a força não pode ser tanta que impeça a respiração). Após as explicações, fiz com que eles sentissem o esvaziamento e a entrada do ar. Depois, propus muito rapidamente que o ar fosse liberado de maneira organizada pelo conjunto, em 5 tempos.

Nos exercícios de boca chiusa, propus como experiência que cada um experimentasse jogar o som em várias partes da cabeça. Tive que “encurtar” a duração do exercício diante da capacidade de respiração dos coralistas. Nos vocalizes, priorizei o trabalho com notas ligadas e considerei o “priu” staccato por enquanto mais por ter percebido que ele teve um “efeito lúdico” do que por considerá-lo “útil” no momento.

Começamos a ler, então, a peça Señores cantores. Foi o primeiro contato do coro com o elemento “partitura”. Conseguimos trabalhar mesmo sem um conhecimento integral de leitura por parte dos membros do coro. Ainda preciso pensar em como vou trabalhar essa habilidade da leitura com eles. Me parece que as questões vão surgir conforme lemos as peças ao longo do tempo, mas talvez seja o caso de criar um momento para esse estudo fora do ensaio, se houver interesse.

Encerramos o ensaio cantando o Shalom e notei uma melhora da sonoridade em relação à semana anterior! Preciso melhorar o corte da minha regência na passagem do cânone. Estava preocupada em fazer com que eles assimilassem a melodia e conseguissem concatenar as vozes e não me dei conta de que preciso também regê-los!

Nenhum comentário:

Postar um comentário