24.4.11

ensaio de páscoa

Hoje começamos o ensaio buscando regular a respiração. Insisti no exercício de esvaziar os pulmões e sentir o ar entrando sozinho, sem esforço. Enquanto eles faziam este exercício, fui lembrando verbalmente que eles deviam relaxar ombro e pescoço (laringe) e imaginar o diafragma apoiando a coluna de ar como se fosse uma rede ou cama elástica. São muitos conceitos a serem passados de uma vez! Preciso passá-los, para que os coralistas consigam internalizá-los aos poucos. Depois, introduzi novamente o momento de “organizar” a respiração; pedi para eles soltarem o ar em 4 e depois em 8 tempos. Percebo neste começo que há um trabalho de regência também nesse momento de aquecer o coro; tudo precisa de regência!

No exercício de ressonância, continuei tentando fazer com que eles conheçam o potencial do próprio corpo e consigam explorar as cavidades para, neste primeiro momento, “fazerem o som crescer”. Hoje pedi para eles “limparem o interior da boca com a língua” enquanto faziam o exercício.

Logo depois do aquecimento, consegui ensinar a melodia do Alleluia. A ideia era ensinar apenas a melodia em uníssono, mas já deu para tentarmos o cânone. Depois disso, trabalhamos a peça Señores cantores e, para todos os efeitos, poderíamos dizer que temos já duas músicas “apresentáveis”, esta e o Shalom, com a qual encerramos o ensaio de Páscoa.

De modo geral, sinto que os naipes estão equilibrados. Me preocupa um pouco o naipe de sopranos, já que o Lucas ainda é uma criança. Acho que ainda falta um equilíbrio do timbre neste naipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário