21.8.11

segunda vez no palco

Foto: Marcos Kiyoto
Segundo ensaio no palco, novamente com todos os coralistas presentes.

Começamos com exercícios de respiração (segurei as entradas para dar tempo de os coralistas buscarem e sentirem o apoio). No exercício de ressonância, propus que eles sentissem os espaços da sala e do corpo. Nos vocalizes, enfoquei os ligados, o ataque na nota mais aguda e, no staccato, o ataque limpo, sem forçar a garganta. Tentei puxar o andamento dos exercícios para “acordar” o coro, porque estava fazendo muito frio!

Cantamos o Alleluia para soltar a voz e, para aproveitar a visita do professor Marco para passar o repertório todo, começamos o trabalho hoje pelo Yesterday. Deu tempo de repassar as vozes da primeira parte e trabalhar o “encaixe” do texto da segunda letra. Antes de o professor chegar, conseguimos juntar as quatro vozes nessa primeira parte e começamos a leitura da segunda parte com baixos e tenores. Quando o professor chegou, começamos a passar o repertório.

Enquanto passávamos as músicas na sequência normal dos ensaios (Alleluia, Señores, Kysha, Vira, Occhi, Yesterday, Shalom), ele foi “arrumando” a minha regência (que na verdade vai começar a virar regência mesmo a partir de agora! vou deixar de apenas marcar o tempo) e fazendo observações sobre o coro, indicando estratégias de trabalho. Ele enfatizou a questão do apoio, principalmente em relação aos baixos, que é algo que tenho tentado trabalhar esse tempo todo. Ele também comentou sobre o andamento do Occhi (que deve ser mais andado) e disse que o coro está lendo o Yesterday com relativa facilidade porque já atravessou todo o processo das leituras anteriores (o Vira virou, que até hoje nos dá canseira, é bem mais simples que o Yesterday).

Com essas observações todas, terei muito trabalho até o ensaio da semana que vem!

Vídeos:
(edição de Marcos Kiyoto)

Alleluia: 



Cantem señores cantores:



Kysha po po: 



Vira virou: 


 
Oh, occhi manza mia: 



Shalom:

Nenhum comentário:

Postar um comentário