28.8.11

yesterday...

Hoje não pudemos contar com a presença da Nara (trabalhando) e do Yutaka (de cama), mas conseguimos ter um ensaio produtivo.

No aquecimento, aproveitei os comentários do professor Marco Antonio durante o ensaio na usp para enfatizar a importância do apoio ao cantar. Joguei com a ordem dos vocalizes em função da resposta do coro (assim: no começo, logo após os exercícios de respiração, achei que estavam demorando muito para retomar o ar, então propus o vocalize staccato para regular isso antes de prosseguirmos). Percebo que já posso fazer uma série de solicitações ao coro e ter uma resposta satisfatória e imediata (por exemplo, em relação à qualidade do som, "mais cheio" e "mais redondo" e ainda à emissão, "mais projetada").

Cantamos uma vez o Alleluia e passamos o ensaio todo finalizando a leitura do Yesterday. Repassei a linha com baixos e tenores, juntei os dois, passei contraltos, juntei os três, passei sopranos e juntei todos. Dos sopranos, pedi para apoiarem muito para conseguirem alcançar os agudos. A nota mais aguda é um mi (no aquecimento hoje chegamos a um lá acima), mas o naipe precisa trabalhar o apoio para conseguir permanecer (com folga) na região mais aguda.

Escolhi finalizar a leitura desta peça em vez de mexer no restante do repertório. No encontro de hoje, conseguimos também conversar sobre os seguintes pontos: 

-data da banca: é melhor que seja no início de novembro, antes do congresso que o professor Marco vai presidir e antes do período de final de ano.

-continuidade: todos desejam que haja uma continuidade do trabalho após o tcc, mas ainda não conversamos sobre como seria.

-repertório: ainda quero trabalhar um coral de Bach. Sugeri a supressão do Vira virou do repertório da apresentação, mas todos foram contra. Então, vamos ter que deixa-la boa! (eu pensei que eles estivessem muito aborrecidos de terem que cantar esta música, mas se eles querem que ela permaneça, me sinto mais à vontade para continuar o trabalho com ela.

Terminamos o ensaio cantando o Shalom (cortado a três vozes, como sugerido pelo professor Marco no ensaio da semana passada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário