7.8.11

apoio e leitura

Hoje foi dia de ensaiar o naipe de sopranos. Como a Kátia seria, até o momento, a única integrante que não teria trabalhado os exercícios de nota longa, ela foi acolhida durante a parte de técnica vocal. Em seguida, trabalhei com as sopranos a leitura do restante do Occhi.

O ensaio geral (com ausência da mezzo Camila) foi rigorosamente dividido nas três partes de aquecimento, repertório antigo e leitura.

No aquecimento, continuei com o foco no apoio. Retomei a ideia que venho colocando desde o início, de que a “quantidade de ar” na retomada é sempre a mesma, independe do quanto vai durar a “nota” e que o que importa é a maneira como o ar vai ser gasto, que é controlada pelo apoio. Também fiquei atenta às questões de postura, principalmente quanto à inadequação da posição da cabeça (ora mais para trás, ora mais para frente em alguns dos coralistas) e da “barriga para frente”, que também tem acontecido às vezes e que compromete muito o apoio. Nos vocalizes, além dos exercícios já trabalhados, propus um contendo intervalos de terça (todos os nossos exercícios até agora foram de grau conjunto).

Conseguimos passar o repertório já lido com bastante fluência. O Vira virou melhorou mais um pouco (foi realmente bem melhor ter mudado o andamento). Por fim, trabalhamos o final da leitura do Occhi e conseguimos passar a música toda inteira pela primeira vez, ainda que com várias passagens bem pouco seguras. Cantamos o Shalom mais uma vez com a sensação de que fizemos o máximo possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário