18.9.11

funcionou!

O ensaio de hoje foi bem objetivo: juntar as quatro vozes em todas as músicas com mais rigor do que vinha sendo feito antes do ensaio de naipes da semana passada. A ausência do baixo Gil não deixou que ouvíssemos o total da melhora, mas o Olavo estava bastante firme na linha e tivemos uma boa noção do progresso do coro. Eles não pareciam tão seguros do resultado sonoro quanto eu, mas estavam nitidamente mais seguros em relação ao que tinham que fazer (o que, em si, já contribui para a afinação e o resultado sonoro do conjunto).

Pontos para pensar e trabalhar até a semana que vem:

- preciso de um vocalize que explore saltos melódicos mais variados. Os exercícios de ressonância e apoio devem ser mantidos, mas já posso propor a eles algo mais "arriscado" ou "virtuosístico" no aquecimento. Hoje o som deles estava muito consistente, cheio e tive que fazer poucos ajustes (pedi, por exemplo, para não pressionarem a nota mais aguda em um dos vocalizes; os saltos de terça em sttacato já estão saindo bastante suaves e afinados!)

- preciso definir a última peça a ser lida pelo coro na temporada de 2011, enquanto lapidamos as peças já lidas. Na verdade, acho que a nova peça já vai ser lida "meio lapidada" em relação às lidas anteriormente. (Bom, isso tem acontecido a cada peça que lemos).

-fiquei de definir alguns pontos em cima dos quais cada coralista possa (voluntariamente) escrever sobre sua experiência no coro ao longo dos seis meses trabalhado até agora.

No mais, definimos que o ensaio de 9 de outubro será no sábado, dia 8, às 15h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário