4.9.11

today

O ensaio de hoje começou quase pontualmente às 14h, novamente com a ausência do tenor Yutaka. Conversamos sobre o planejamento e logo iniciamos o aquecimento. Repeti os mesmos exercícios das duas últimas semanas, no entanto, pela primeira vez seguindo a ordem que tinha previsto inicialmente, porque não havia muitas ressalvas a fazer ou ajustes que pudessem sugerir uma mudança de planos. Em outras palavras, aconteceu que o coro pareceu ter entendido e internalizado a questão do apoio! Claro que há sempre muito a ser melhorado quando se trata de apoio, mas o primeiro passo foi dado e isto é muito bom! 

Percebi que o apoio estava presente em alguns momentos em que normalmente  (nos ensaios anteriores) tinha que interromper o vocalize. Por exemplo, nos movimentos melódicos descendentes. Também as notas mais agudas dos vocalizes saíram sem que soassem "forçadas". Muito animador mesmo!

Cantamos o Alleluia em andamento mais reduzido e anotei alguns pontos para trabalhar com os naipes na semana que vem.


Vídeo sem edição com os vocalizes e o Alleluia
 
Em seguida, juntamos o Occhi. Relembrei rapidamente as linhas com cada naipe (ia passar só sopranos, mas tive que passar todas) e conseguimos juntar. Depois, trabalhamos o Yesterday e conseguimos ter um bom resultado (avançamos em relação à semana passada, as linhas estão mais "firmes"). Kiyoto segurou o naipe dos tenores sozinho, mas o coro irá soar mais equilibrado quando estiver completo.

Terminamos o ensaio passando uma vez cada música do repertório (exceto o Alleluia  e o Yesterday). Todas saíram muito bem! O Vira virou pela primeira vez (finalmente) conseguiu fluir! Se continuar assim, pode ser mantida para o concerto. Terminamos o ensaio com o Shalom. 

Quanto à regência, de modo geral, ainda que "no susto", tentei soltar mais a mão e até chegou a sair algum resultado em relação à dinâmica e ao andamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário