23.10.11

passagem geral

Hoje tivemos mais um ensaio com o coro completo. No aquecimento, introduzi um vocalize novo, com a sílaba "bla", para relaxar  musculatura nesta etapa final de 2011. Em seguida, conversamos sobre uma ordem apra o programa do concerto do TCC. Determinamos a seguinte ordem para ser testada no ensaio de hoje: Señores cantores, Shalom, Alleluia, Kysha, Vira, Occhi, Yesterday, Có,có,có. 

Antes de passarmos essa sequência sem intervalo entre as músicas, procurei trabalhar alguns pontos que tinha considerado problemáticos no último ensaio: a linha de tenores em Yesterday e contraltos no final do Vira

A passagem do programa durou aproximadamente vinte minutos, após o que fizemos as seguintes anotações:
-trabalhar a dinâmica no Shalom, para trabalhar o encerramento da peça;
-trabalhar a minha regência em O Occhi (sinto que está bem ruim, prejudicando o desempenho do coro, já que não parece haver mais dúvidas em relação à leitura da peça e o resultado sonoro ainda está aquém do que pode ser;
-trabalhar a afinação em Yesterday.

Dedicamos os trinta minutos finais do ensaio ao trabalho desses itens. 

No Shalom, conseguimos produzir uma dinâmica mais gradual e definir uma dinâmica para o final: por sugestão do baixo Gil, vamos reduzir a dinâmica no meio do cânone, porém terminar com o coro cantando forte. Semana que vem preciso conseguir executar melhor o encerramento.

Ao repassar a O Occhi, notei um melhor resultado. Vou estudar o que fazer até o ensaio que vem.

A afinação do Yesterday foi novamente revista com os tenores; em seguida, juntamos tenores e baixos; depois, tenores, baixos e contraltos. Finalmente, passamos todas as quatro vozes. Depois deste trabalho, tivemos um resultado sonoro muito bom! Ainda existe a possibilidade do Heitor tocar violão nesta música. Depois do esaio, trabalhei a harmonia da peça com o tenor Kiyoto ao violão. Semana que vem será a data limite para juntarmos os instrumentos com o coro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário