30.10.11

bem acompanhados

Hoje tivemos um ensaio tranquilo e produtivo com a participação da pianista Ivana Paschon.

Primeiro, puxei bastante o aquecimento, com grande quantidade de vocalizes e também aumentando a extensão. 

Em seguida, passamos a Có,có,có. As primeiras tentativas de entrada em conjunto com a pianista foram até engraçadas, não deram certo. Depois de combinar algumas coisas com ela (precisava conseguir respirar com o coro e entrar no tempo), a entrada fluiu melhor. Tivemos que relembrar a terceira voz, dos homens, porque inicialmente  eles entraram com tudo na linha de soprano duas oitavas abaixo... Após algumas passagens, estávamos bem melhor.


Depois de trabalharmos a Có,có,có com a Ivana, passamos uma vez o repertório todo, na ordem definida semana passada. Repeti algumas das execuções e novamente tratamos do cuidado com o tom inicial de cada peça, de como isso vai funcionar no concerto. Ficamos todos felizes com a passagem de Vira virou! Parece que esta peça finalmente "virou música"!

Hoje também começamos o acompanhamento de Yesterday. O tenor Kiyoto conseguiu cantar e tocar ao mesmo tempo. Depois da segunda parte, ele prosseguiu ao violão com o acompanhamento harmônico. No próximo ensaio, devemos contar com a participação do violão do Heitor Isoda solando com a melodia. Ivana deu uma sugestão que fuincionou muito bem: nessa parte instrumental, contraltos, tenores e baixos executaram a melodia em boca chiusa. Ficou muito bonito! Heitor assistiu a essa etapa final do ensaio, para saber como deverá fazer na semana que vem. Por último, passamos a Có,có,có novamente. 

A pianista Ivana deve estar presente ao próximo ensaio! Os dois ensaios que restam serão de aperfeiçoamento do repertório (ainda preciso ensaiar o corte dos cânones) e de ajustes e definições para o concerto do TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário