16.10.11

separados e juntos

Hoje tivemos vários ensaios em um. Começamos aquecendo os naipes de soprano e contralto. Pedi para que os coralistas (exceto Lucas) caprichassem no apoio e imaginassem um som mais encorpado, mais "mulherão".

Em seguida, trabalhei com contraltos repassando todas as peças do repertório. O foco do trabalho com este naipe foi a afinação, principalmente a dos saltos melódico sde meio tom. Também observei o aspecto do timbre e testamos posições das integrantes até encontrar aquela mais confortável para todas elas (a que corresponde à melhor sonoridade). 

Antes de ouvir as sopranos, juntamos os dois naipes para passar o repertório em que ambos cantam em uníssono: Alleluia, Cantem señores e Shalom. A passagem de Cantem señores foi especialmente animada. Distribui algumas frutas que estavam na sala entre os coralistas para entrarmos no espírito de "festa da colheita" de que imaginamos para esta peça e a execução saiu bastante expressiva! 

No ensaio só com os sopranos, em seguida, o ponto que exigiu maior dedicação foi a fixação do ritmo em O occhi. A melodia e texto de Yesterday e Kysha já estão mais firmes.

No aquecimento com os naipes masculinos, também pedi mais corpo e tonicidade aos coralistas. Na passagem do repertório uníssono, precisei reler a Có,có,có, procurando acertar os saltos de sétima maior e menor exigidos nos versos finais da música.
Aos tenores, pedi bastante apoio e que acreditassem nos agudos em todas as passagens mais exigentes, no Vira, Occhi e Yesterday. No Vira, trabalhamos também o andamento, que tem atrasado um pouco devido às notas pontuadas na introdução e na parte intermediária.

Com os baixos, procurei trabalhar a afinação nos saltos, pedindo leveza na sua realização. Pedi para que eles canalizem a energia para a tonicidade em vez de direcionarem tudo à dinâmica, especialmente nas peças e trechos em que soprano precisam aparecer mais.

Na sequência, juntamos todas as vozes mantendo a formação criada na semana passada, com os coralistas em duas fileiras. No geral, obtivemos bons resultados. Cuidei para regular o momento em que cada naipe confere a afinação, antes de começar a peça. Propus que me devolvessem o tom dado com boca chiusa, mas provavelmente teremos que usar ou uma vogal padrão ou continuar usando a primeira sílaba da música. Na maioria das peças, precisamos recomeçar para acertar o andamento. Espero que as diretrizes passadas hoje tornem esse início mais imediato no ensaio que vem. Após essa passagem geral pelo repertório, anotei pontos para trabalharmos na próxima semana:
-afinação de contraltos na cadência final de Vira virou (contraltos já responderam muito prontamente ao trabalho de afinação de hoje! Estamos realmente em uma fase de lapidação);
-afinação de tenores em Yesterday;
-linha dos baixos no final do refrão de Vira virou (ponte para a repetição) e em um trecho do Kysha, além de conferir se a linha do Occhi está realmente ok).

O plano para a semana que vem é passar o repertório todo corrigindo o que foi observado hoje (o que inclui os ajustes necessários mencionados acima) e fazer uma passagem corrida de todo o repertório, já no esquema do que será o concerto do TCC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário