2.10.11

visitante tenor!

Hoje o ensaio foi especialmente animado, com a visita do tenor Rogerio Urquizas e a presença do coro completo. Começamos, com meia hora de atraso, pelo exercício de respiração que fazemos toda semana. Em seguida, Rogerio entrou com uma série de vocalizes que desafiaram as habilidades do coro no trabalho de ressonância, projeção, sustentação e agilidade. Rogerio é cantor lírico e conduziu o aquecimento com exercícios para "arrancar" a voz dos coralistas. Procurei deixa-lo à vontade na condução; apenas reforcei ao coro em alguns momentos a importância de se manter o tempo todo um bom apoio.

Após os vocalizes, iniciamos a leitura de Có,có,có, de Heitor Villa Lobos (ver partitura abaixo). Como a peça é homofônica, passei o texto "falado no ritmo" ao grupo todo. Decidi não apresentar a partitura nesta hora (distribuí no final do ensaio). Cobrei do coro que as entradas e respirações estivessem de acordo com a minha mão, mesmo sem a presença da melodia naquele momento. Em seguida, Rogerio foi para a outra sala com os naipes masculinos e eu permaneci com mulheres e soprano Lucas na sala habitual de ensaio passando a voz de sopranos e contraltos. A melodia tem saltos dissonantes para os padrões do sistema tonal diatônico. Ainda vamos precisar calibrar essas chegadas, mas a leitura de modo geral fluiu bem. Na outra sala, com auxílio de um teclado, Rogerio aproveitou o "tempo extra" (a Có, có, có é escrita a três vozes e os naipes masculinos cantam a mesma linha) para escutar os homens no Vira virou e passar uma alteração que programei na linha dos baixos, para agilizar o retorno na repetição do refrão.

Acabamos migrando para essa outra sala para juntar as três vozes do Có, có, có (a junção de soprano e contralto já tinha sido bem sucedida!) e logo na primeira vez já saiu muito bom! Aproveitamos para passar Alleluia, Cantem señores cantores, Kysha e Vira virou. A última saiu ainda meio arrastada. Como o som naquela sala tende a ficar muito "espalhado" (a sala não deixa ouvir como está realmente a distribuição dos pesos nas vozes), voltamos à sala orginal. Preciso ainda de leveza nos naipes de soprano e contralto. Tenores aida tendem a atrassar algumas passagens (as pontuadas) e baixos ainda precisam acertar afinação e controlar o volume, mas já melhoraram bastante e o ensaio de hoje com o Rogerio foi muito produtivo, especialmente em relação à performance dos homens.
Em seguida, passamos o Occhi. Como o final não estava bom devido à dúvidas ainda de leitura, Rogerio propos nova separação do grupo pra ensaio de naipe. A volta teve grandes melhoras! O mesmo aconteceu na execução do Yesterday. Nesse caso, pedi para sopranos realmente estudarem a sua parte, porque o coro precisa que o naipe (que indiscutivelmente tem a melodia "principal") esteja bem fluente para que a música aconteça.

Passamos a Có,có,có mais uma vez (foi necessário relembrar rapidamente algumas partes, mas a música saiu muito bem) e terminamos o ensaio com Shalom. (Semana que vem vamos trabalhar dinâmica a partir desta peça, a partir de sugestão do baixo Gil).

Depois disso tudo, foi a vez do Rogerio dar uma amostra da performance de um tenor. Ele cantou uma zarzuela (No puede ser) e uma ária da ópera Macbeth (Ah la paterno mano). Todos nós agradecemos muito ao Rogerio pelo ensaio animado e produtivo com a sua participação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário